Quatro décadas depois de lançado, o jogo dos irmãos ítalo-americanos Mario e Luigi, dois encanadores que enfrentam inimigos nos subterrâneos do Brooklyn, é uma presença vivíssima ao nosso redor. Nas telas e também em camisetas, meias e canecas, encontramos a figura simpática desses heróis com seus inconfundíveis bonés, macacões e bigodes, que agora saltam também dentro de um livro de poemas escrito por um jovem, nascido na Irlanda do Norte, que se destaca na poesia de língua inglesa atual.
Se o mundo e o amor fossem jovens, de Stephen Sexton, é um mergulho lírico no universo de Super Mario World, em que a memória detalhista da jornada do herói da Nintendo se enreda com a relação entre o poeta aos nove anos de idade e a mãe, quando ela vivia os seus últimos dias. A cada verso, as fases da vida e as fases do jogo se fundem e se iluminam. O mundo à volta é um jogo e vice-versa.
Atento a essas fusões, o escritor Ricardo Terto, que assina o texto de orelha da edição, lembra que “morre-se inúmeras vezes em jogos, e mais: morrer faz parte do percurso de aprendizado da jornada”. Em versos densos e medidos (uma sílaba para cada um dos 16 bits do sistema), magistralmente traduzidos por Ana Guadalupe, Sexton retoma essa lição aprendida enquanto apertava os botões do controle e encontra uma porta que leva do videogame ao jogo de vida e morte de que todos participamos sem outra chance.
No fundo, vibra a esperança de que os irmãos encanadores pudessem lutar também nos corredores do hospital e, mais ainda, contra os inimigos dentro do corpo da mãe, prolongando ao máximo a fase em que ela e toda a família estão vivos. A maior vitória, enfim, é da mais inesgotável matéria de poesia e de vida: o amor.
Sobre o autor:
Stephen Sexton nasceu em 1988, em Dundonald, na Irlanda do Norte, e vive em Derry. É professor no Centro Seamus Heaney, da Universidade Queen de Belfast. Em 2014, estreou com a plaquete de poemas Oils e, em 2019, lançou Se o mundo e o amor fossem jovens, pelo qual recebeu diversos prêmios, como o prestigioso prêmio Forward de poesia. Seu livro mais recente, Cheryl’s Destinies, foi lançado em 2021.
Ficha Técnica:
Título: Se o mundo e o amor fossem jovens
Título original: If All the World and Love Were Young
Autor: Stephen Sexton
Tradução: Ana Guadalupe
Formato: 13,5 x 20 cm
Número de páginas: 128 pp
ISBN: 978-65-6139-048-4
ISBN do e-book: 978-65-6139-049-1
Preço do livro: R$ 69,90
Preço do e-book: R$ 48,90
Envio da caixa para assinantes: dezembro
Data de livraria: 10/01/2025
Editora: Círculo de Poemas