Pesquisador lança livro sobre a tentativa de censura na Bienal em 2019 e diversidade na cultura nerd

| |

Maria Anna Martins – Assessora de Comunicação.

O pesquisador Christian Gonzatti está lançando, através da Editora Devires, o livro “Pode um LGBTQIA+ Ser Super-Herói no Brasil?”.

Em setembro de 2019, o então prefeito do Rio do Janeiro, Marcelo Crivella, tentou censurar uma HQ da Marvel na Bienal do Rio de Janeiro, “Vingadores: A Cruzada das Crianças”, devido à presença de um beijo entre dois super-heróis, Wiccano e Hulkling, nas páginas da história. O incômodo de conservadores, fundamentalistas religiosos e apoiadores da extrema-direita, o que inclui o citado ator político, foi performado principalmente nas plataformas digitais. O que faz desse caso um cibercontecimento. 

São apontados, também, caminhos para o que aconteceu no dia 7 de setembro de 2019, feriado da independência do Brasil, quando o beijo dos super-heróis gays estampou a capa da Folha de São Paulo e pessoas aliadas da diversidade se uniram contra o ódio e intolerância, inspire resistências. 

Christian Gonzatti é Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação e vem pesquisando questões relacionadas à diversidade na cultura pop nesse contexto.

“Recebo todos os dias mensagens de adolescentes e jovens LGBTQIA+ e de pessoas aliadas da diversidade que agradecem a maneira como eu tenho tentado popularizar esses temas com uma linguagem menos acadêmica. O livro é, então, uma forma de dar continuidade a esse trabalho de popularização de temas que são muito mal compreendidos pela sociedade brasileira. Entender mais sobre diversidade é o primeiro para o enfrentamento das violências e desigualdades. E a cultura pop pode ser uma ferramenta importantíssima para facilitar esse entendimento. Afinal, estamos falando de personagens e histórias que chegam em muitas camadas da nossa cultura”, explica Christian Gonzatti. 

O livro pode ser adquirido na pré-venda disponível no site Queer Livros, da Editora Devires. 

Leia também:  Cepe lança o novo livro do poeta goianense Philippe Wollney


O lançamento acontece dia 18 de junho, na Poc Con, feira LGBTQ+ de Quadrinhos e Artes Gráficas, evento que acontece em São Paulo.

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!