Sarau reúne múltiplos artistas evidenciando a diversidade do Ceará, dia 14 de fevereiro a partir das 19h

| |

por Emol

Há duas décadas os saraus de poesia começaram a se espalhar pelos bairros periféricos das grandes cidades brasileiras, produzindo literatura crítica e reflexiva sobre a condição de seus moradores-autores e tornando-se um movimento de resistência cultural, social e política. Com caráter de difusão e formação cultural, os saraus propõem a escuta atenta sugerindo todas as pessoas presentes como expectadoras, ao mesmo tempo em que estimulam as mesmas a serem protagonistas, possibilitando espaços de fala.

É nesse contexto e intenção que aconteceu de 2013 a 2015, o Sarau Vai Dar Certo, um projeto independente realizado continuamente mensal no bairro Pici, periferia de Fortaleza, sem nenhum apoio financeiro público ou privado. Naquela época, tal sarau foi proposto pelo artista, educador e morador local Emol, tendo sua casa como base, mas realizado de forma coletiva por artistas e produtores culturais da região. O Sarau Vai Dar Certo foi composto em sua grande maioria por artistas locais e de outros bairros periféricos de Fortaleza, que na última quarta-feira de cada mês se reuniam para fechar com cadeiras a rua em frente à casa, montar equipamentos de luz e som, e realizar uma série de apresentações artísticas, onde as artes do corpo e circenses abriam o sarau, apresentações musicais encerravam a programação e o recital e leitura de poesias era o corpo principal do evento, ocupando a maior parte da programação que ainda contava com pintura ao vivo, exposições de pinturas e murais, instalações a partir de poemas impressos e um projeto de circulação de livros.

O sarau Vai Dar Certo se propôs a ser um espaço de encontros e convivência, logo um espaço de humanização, onde firmou um canal de integração entre artistas e destes com a comunidade local, para realizar ações favoráveis à participação, à cooperação e à troca, difundindo a produção artística como estímulo à pluralidade que somos e como incentivo à participação cultural.

Leia também:  Obtus no Festival Na Mulêra

Vai Dar Certo – Sarau Diverso é um projeto que reúne artistas do Ceará diversos em raça, gênero e sexualidade em um evento com apresentações de dança, música e recital de poemas autorais, além da arte visual que estampa o flyer de divulgação. Serão 11 artistas de diferentes regiões do estado e de bairros periféricos de Fortaleza; homens e mulheres indígenas, negras e trans, apresentando a diversidade cultural cearense e diferentes formas de estar no mundo. Entre as artistas participantes estão a indígena Antônia Kanindé, a poeta e tradutora Nina Rizzi e as artistas visuais Terroristas del Amor. O evento acontecerá on-line e gratuito no dia 14 de fevereiro de 2023 a partir das 19h, em formato de live na conta de Instagram do idealizador e apresentador do sarau, Emol (@emol.art).

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!