.S3art

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Eduardo Crispim (PI) nascido e mal criado em Teresina. Montador de filmes e Marketeiro [termo tosco] de formação. Começou seu trabalho no audiovisual na produção de desenhos animados no final da década de 1990. Kafkaneando a vida e o trabalho, migrou pra direção de filmes publicitários e documentários. Hoje molda o tempo desde 2010 em estado avançado de pupa com a Madre Filmes.


Das ideias que você quer compartilhar para poder ver refletindo a alegria de um trabalho justo, verdadeiro e fiel: esse é o S3TART [Sthreetart] escrito assim como se escreve nas ruas. A proposta do projeto era mostrar artistas, inicialmente, do nordeste, que produzem artes de rua, como grafite, lambe-lambe, stecil e sticker contando sua história. A ideia vagava na minha cabeça desde 2010 com um título bem parecido, mas fazia referência apenas a Teresina, e como essa cidade parece um livro de auto-ajuda escrito por um suicida, ficou como um muro branco até setembro de 2014, quando, atentado do juízo – como se fala aqui no Piauí – por conta do calor do período eleitoral e dos meses que terminam com “B-R-O”, escutei o batido da bola de gude no fundo da lata (quem já pegou em uma lata de spray sabe do que estou falando).

O programa piloto da série-documental S3TART foi com o artista de Teresina-PI, Arthur Doomer, que topou acordar bem cedo e encarar o sol do meio dia gravando. Doomer é uma pessoa tranquila e calma, mas essa leveza durante as conversas me levaram a conhecer sua carga explosiva de artista inquieto e instigante. Sua arte me mostrou o quanto efêmero é pintar um muro ou um grande painel. Para Doomer, o pensamento dele interfere na cidade, assim como sua arte e a cidade interferem no trabalho que se vandaliza artisticamente, seja pintando sobre cartazes ou casas demolidas.

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A opção por não colocar um interlocutor foi para que o artista pudesse, realmente, falar o que quisesse e, mesmo com a edição, não pudéssemos descaracterizá-lo. O formato ficou: depoimento e trilha em um episódio de 15 minutos. A trilha, herança, de uma falecida e grande banda de Teresina, o Skate-Aranha, suja os ouvidos de quem assiste ao episódio. Usando duas câmeras e com a parceria da produtora Suzana Muller, que mora em Recife, e estava em Teresina, nasceu o piloto do S3TART.

Com a cobrança, logo de cara, para executar outros episódios, o pensamento voltou-se para outras capitais do Nordeste. Doomer apontou o Galo de Souza, de Pernambuco, que já tinha passado por Teresina e conhecia muita gente da cidade, o que facilitou o contato. O próximo passou foi viajar para Pernambuco, mas antes de gravar com Galo, conseguimos gravar com a Crew do Projeto Palaffiti. Nas portas da Comunidade do Bode (bairro de palafitas do Recife), fomos recebidos por Shelder e Stilo. Entrar em um lugar e ver que tudo de ruim corre pra lá é duro. Dói. Sente-se o amargo na boca. Mas, conversar com jovens que fizeram da arte, que aprenderam na rua, objeto transformador da vida de outras pessoas, foi o doce que me nos levou até a pequena palafita para a conversa com Shelder, Menor e Stilo. Só depois conhecemos Aliado, outro membro da Crew.

O processo de executar um documentário com essa abordagem é como colocar o pé na lama, revirar as vísceras e provar da verdade dos personagens e não de uma verdade universal. Conquistar a confiança é passível de nascimento ou de luto, de entrega ou repulsa. Nas conversas, perguntas diretas e respostas sem interrupção. O Palaffiti trabalha no bairro do Pina, na comunidade do Bode, com o grafite nas palafitas e promove ações culturais e sociais no local onde a cidade apenas sangra.

De Recife para João Pessoa na Paraíba, onde gravamos com Priscila Witch, indicação do pessoal do Palafitti. Priscila é uma mulher no meio das latas de spray, cheia de personalidade e com voz de menina, uma das grandes artistas do grafite no Brasil com uma arte que jateia entre a fofura e a sensualidade, apesar de não ter deixado de correr nas ruas fazendo seus bombs semanais. Também em João Pessoa gravamos com Cassiocobara, percussionista e artista de sticker e lambe-lambe. Seu depoimento foi gravado em uma fundação que trata crianças e jovens com transtornos mentais, ou ex-usuários de drogas, local onde ele realiza um trabalho com artes plásticas e música. Os dois artistas, tanto a Priscila quanto o Cassiocobara, nos impressionaram pela calma e força. Ao olharmos para eles, vemos que essa tinta não vai acabar.

De volta a Pernambuco, gravamos com Galo de Souza, que nos recebeu em seu apartamento, em Olinda. Galo é dessas pessoas que modificam tudo o que está ao seu redor. Quando trocou a pixação pelo grafite, formou um coletivo e o grupo de HIP-HOP, Êxito de Rua. Com pouco tempo, espalhava sua arte saída da periferia de Olinda e Recife para a Europa. Galo é uma das maiores referências da arte de rua no país.

Sem pressa e sem pausa, em Teresina, gravamos com Hudson Melo, artista que transita entre a arte de rua e as artes plásticas. Hudson tem uma dinâmica bem intimista no seu traço, ponto positivo para o menino que saiu do bairro Mocambinho, na periferia de Teresina, e hoje toma as galerias mundo afora.

Seis episódios rodados e montados em três meses, realizados de forma independente “realmente independente” e na guerrilha, pela Madre Filmes.

Cada conversa, cada saída pra ver um muro, ou tapume, recebendo essa arte foi uma aula. Aprendemos que tudo pode ser modificado. Somos muito gratos a cada pessoa que participou entregando o que tem de maior e mais generoso pra ofertar. Seu tempo, sua arte e suas histórias. Muitos ainda irão conversar com o S3TART, sabemos bem que muitos desses artistas estão trabalhando pra mudar sua comunidade, bairro, cidade, e isso se multiplica, termina sendo uma conversa de quem luta todo dia pra deixar estampado um futuro menos cinza. Cada artista somou com o S3TART e tudo ganhou mais cores e traços. O trabalho está no meio porque o fim não vai existir.

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