Estações inspiram e marcam a história: série de gravuras inéditas no Brasil está em campanha no catarse

| |

Obra de Utagawa Hiroshige retrata 53 estações de uma estrada histórica oriental criada no período Tôkaidô.

Maria Anna Martins

A arte oriental ukiyo-e possui grande influência em trabalhos de artistas ocidentais, mas no Brasil o material ainda é escasso. Pensando nisso, a empresa Laboralivros e a editora Urso, buscam viabilizar a obra inédita no Brasil “As 53 Estações de Tôkaidô”, através de uma campanha no catarse, para tanto aumentar o contato das pessoas com esse estilo quanto promover o material de importância histórica e cultural. O livro traz xilogravuras ukiyo-e feitas pelo artista Utagawa Hiroshige por volta de 1832, retratando as estações da estrada Tôkaidô, criada no período Tokugawa.

A coletânea de imagens ukiyo-e: Tôkaidô gojûsan tsugi (“Cinquenta e três Estações da Tôkaidô”) utilizada neste trabalho foi criada e distribuída em sua primeira versão pelo jornal Yomiuri. Em cada página há uma gravura que é acompanhada, na página seguinte, pelo texto do especialista em história da arte e do Japão e em xilogravuras o Dr. Ôkubo Jun’ichi falando sobre a técnica utilizada pelo artista e aspectos históricos e sociais apresentados na obra. O projeto da Laboralivros com a editora Urso é a primeira publicação no Brasil, não só da série de gravuras de Hiroshige, como também dos textos sobre cada uma em particular.

A obra de Utagawa Hiroshige (1797-1858) possui várias versões e a escolhida pela editora é a Hôeidô. Além dos textos do Dr. Ôkubo, o livro contará com um prefácio de Diogo Kaupatez sobre ukiyo-e, essa arte que influenciou artistas do mundo inteiro e desperta tanta curiosidade até hoje.”Esse tipo de arte influenciou fortemente a arte no Ocidente. Queremos trazer para o Brasil esse material inédito e possibilitar que mais pessoas tenham acesso no futuro, pois o material relacionado ao Tôkaidô, Hiroshige e ao ukiyo-e de maneira geral, é bem escasso especialmente material crítico e de análise de obras”, explica a coordenadora editorial Lua Bueno Cyríaco.

Leia também:  OS QUADRINHOS NO LIMITE ENTRE A FICÇÃO E A VIDA: O PROCESSO CRIATIVO DE FELIPE PORTUGAL

Os interessados podem saber mais sobre o livro na campanha do catarse, que, além de mostrar as recompensas para quem apoiar o projeto, ainda traz detalhes sobre o caminho de Tôkaidô e sua história.

Sobre a Laboralivros e a editora Urso

A Editora Urso (que é a irmã mais velha da Editora BuruRu) é uma empresa incubada pela Laboralivros. A Editora Urso tem como proposta a publicação e divulgação de trabalhos voltados às áreas artísticas e demais ramificações das ciências humanas. Dentro desse espectro, realizamos publicações de traduções, poesia, ensaios, teses e dissertações com propostas culturais e estéticas a fim de auxiliar na divulgação destes trabalhos.

Sobre o projeto gráfico e a diagramação 

O projeto gráfico e a diagramação do livro foi realizada por Daniél Silvestre, artista visual e designer, usando os conhecimentos adquiridos com experiência própria e as suas passagens pelo cursos de Artes Visuais e Design Gráfico, respectivamente, pela UnB e UDF. Desde então, atua como diagramador e capista. Além disso, se aventura como ilustrador, quadrinista e trabalha com capas e diagramação, já tendo trabalhado em vários projetos com a Laboralivros como diagramador. Para conferir algumas ilustrações, esboços e projetos em andamento, é só acessar seu instagram: instagram.com/dandanlicious

Mais informações:

catarse.me/tokaido

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!