A revista cearense Entrelaces (Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFC) está envolvida na elaboração de um dossiê internacional sobre a obra da escritora italiana Elena Ferrante. O projeto busca fazer um amplo levantamento dos estudos que atravessam os livros produzidos por Elena, uma das escritoras mais lidas atualmente. Emília Rafaelly Soares Silva (IFPI), Amanda Moura (UFC), Yuri Brunello (UFC) e Stefania Porcelli (CUNY) farão a curadoria dos trabalhos, que podem ser enviados até 31/07/2021.
Entrelaces é a revista do Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGLetras, da Universidade Federal do Ceará (UFC). No intuito de fomentar e promover o debate crítico em torno dos estudos literários e dos campos disciplinares com que dialoga, a Revista publica, trimestralmente, em suas edições, artigos, ensaios, resenhas e traduções de doutores, mestres e alunos de pós-graduação e de graduação (estes últimos em coautoria com um professor-orientador) em alemão, espanhol, francês, italiano, inglês e português.
Se liga na chamada:
“A literatura faz girar os saberes, não fixa, não fetichiza nenhum deles”, afirmou Roland Barthes, em 1977, ao argumentar a singularidade do literário e de sua relação com os demais campos disciplinares. Provocante, a literatura, a um só tempo, atrai e irrita, seduz e perturba. Pensada nesse sentido, a frase barthesiana conversa bem com a obra de Elena Ferrante, cuja escrita dialoga com textos da tradição e do contemporâneo, uma vez que articula procedimentos e questões caras ao universo das letras, mas também da filosofia, do feminismo, dos estudos histórico-sociais e da psicanálise.
A relação que as personagens ferranteanas vivem com o corpo, o amor, as mães, as filhas, a cidade, a violência, o dialeto e a própria literatura, para citar alguns temas recorrentes, tem seduzido inúmeros leitores nos últimos anos, culminando na então denominada “Febre Ferrante”. Partindo dessas premissas, pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará promoveram, em 2018, o “I Colóquio Internacional Elena Ferrante: margens, autorias e outros abismos da ficção”, em que o fenômeno Ferrante foi analisado a partir de diversos ângulos.
Este dossiê da Revista Entrelaces apresenta-se como um dos desdobramentos daquele evento e acolherá contribuições em que se investigue o fazer literário de Elena Ferrante em chave interdisciplinar.
Prazo de submissão: 31/07/2021.
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“Literature in his truly encyclopedic respect, displaceses the various kinds of knowledge, does not fix or fetishize any of them”: with this statement Roland Barthes affirmed the singularity of the literary fact and the specific relationship between literature and other disciplines. Provocative as it is, literature can at times both attract and irritates, soothe and disturb. Barthes’ claim can certainly apply to Elena Ferrante’s works. Her writing is in dialogue with traditional and contemporary texts, articulating practices and topics which are central not only to the literary universe, but also to philosophy, feminism, history, social sciences, and psychoanalysis.
The relationship that Ferrante’s characters experience with their body, love, daughters, mothers, the city, dialect, violence, or with literature itself — to name a few recurring themes — has seduced countless readers in recent years, to the extent that we have come to talk about a “Ferrante Fever.” Starting from these premises, the Doctoral Program in Literature of the University of Ceará organized in 2018 a conference entitled “Elena Ferrante: margins, authorship and other chasms of fiction”, with the aim of analyzing the Ferrante phenomenon from a variety of perspectives.
This special issue of Entrelaces intends to continue that discussion, and is open to contributions that offer interdisciplinary interpretations of Ferrante’s oeuvre.
Deadline: 07/31/2021
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“La letteratura fa ruotare i saperi, non fissandone, non feticizzandone nessuno”. È quanto affermò Roland Barthes nel 1977, dichiarando la singolarità del letterario e la specificità del rapporto della letteratura con gli altri settori disciplinari. Provocatoria, la letteratura, a un certo momento, attrae e irrita, tranquillizza e perturba. Ecco perché quanto sostiene Barthes può senz’altro valere per l’opera di Elena Ferrante, la cui scrittura dialoga con testi della tradizione e della contemporaneità, dal momento che articola procedimenti e tematiche care all’universo letterario, ma anche alla filosofia, al femminismo, agli studi storici, alle scienze sociali e alla psicoanalisi. Il rapporto che i personaggi ferrantiani vivono con il corpo, con l’amore, con le figlie, con le madri, con la città, con il dialetto, con la violenza o con la letteratura stessa, per citare alcuni temi ricorrenti, ha sedotto innumerevoli lettori negli ultimi anni, tanto che si è giunti a parlare di “Febbre Ferrante”.
È a partire da tali premesse che, nel 2018, è stato organizzato dal Programa di Post-Graduação em Letras dell’Universidade Federal do Ceará un incontro, il “Colóquio Elena Ferrante: margens, autorias e outros abismos da ficção”, nel corso del quale il fenomeno Ferrante è stato analizzato sotto molteplici angolature.
Il numero speciale di Entrelaces, che di quell’esperienza intende configurarsi come una continuazione, è aperto a contributi che permettano di interpretare l’opera della Ferrante in chiave interdisciplinare.
Scadenza: 31/07/2021
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Acesse:
Guidelines:
Norme:
http://www.periodicos.ufc.br/entrelaces/about/submissions
Texto informado pela Revista Entrelaces/Comissão Organizadora.
Foto de abertura: Aristides Oliveira.