Casa Guilherme de Almeida inaugura programação contínua em parceria com coletivos e lideranças Guarani-Mbya

| |

Foto de Tatiana Zanon Unsplash

A tradição oral Guarani-Mbya e os desafios de sua tradução, além de uma mostra com artesanatos Guarani, integram a agenda de abril

O museu Casa Guilherme de Almeida, integrante da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, organiza uma programação para ampliar o conhecimento e reflexão a respeito da ancestralidade, cultura e das especificidades linguísticas do povo Guarani. O encontro está programado para abril, mês que retoma as resistências e celebra as conquistas dos povos indígenas.

Trata-se de um eixo de programação a ser desenvolvido a partir de agora pelo Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida em cooperação com coletivos e lideranças Guarani-Mbya, etnia presente na cidade de São Paulo.

Como equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis, a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo oferece programação gratuita.

A roda de conversa Narrativas Guarani em escuta será presencial e no dia 23 de abril, sábado, a partir das 14h, e com inscrições abertas aquiPedro Macena Karai Yapua, líder espiritual, psicólogo e educador da tradição Guarani-Mbya na Terra Indígena Jaraguá, em São Paulo, e Mirindju Mano Glowers, originário do povo Guarani-Mbya, rapper, produtor, ARTivista da Terra Indígena Jaraguá e guardião da Nhe’ery Mata Atlântica, dialogam sobre histórias da tradição oral Guarani-Mbya, além de destacar as diferenças culturais e linguísticas que tornam a sua tradução para o português um desafio. O público presente também poderá conferir uma mostra com a venda de artesanatos Guarani.


Acesse o site da Casa Guilherme de Almeida e fique por dentro de toda a programação.

Serviço: Grátis

RODA DE CONVERSA NARRATIVAS GUARANI EM ESCUTA

Por Mirindju Mano Glowers e Pedro Macena Karai Yapua

Evento ainda traz uma mostra de artesanatos guarani, 23 de Abril de 2022, sábado, das 14h às 17h.

30 vagas | Presencial: Rua Macapá, 187 – Perdizes, São Paulo –SP Para realizar a inscrição até 21/04, clique aqui

—–

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Foto de André Hoff

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país. 

Algumas atividades da Casa continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou  +Cultura

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Poiesis – Coordenação de Comunicação
Carla Regina | (11) 4096-9827

Assessoria de Imprensa 
Mariana Lima | (11) 4096 9852
Jariza Rugiano | (11) 4096-9810
Para os contatos de e-mail, acesse a área de Imprensa da Poiesis

Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

Assessoria de Imprensa (11) 3339-8116 / (11) 3339-8162

(11) 98849-5303 (plantão)

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!