Elena Ferrante e a poética da maternidade incômoda é o resultado da pesquisa de doutorado da professora Emília Soares que mapeou uma vastidão de obras literárias para compor uma genealogia feminina sobre a maternidade. Um debate que incomoda por ser considerado um antitema, algo indiscutível e sagrado, cabível apenas de aceitação como um destino natural para toda mulher. Nesse sentido, a biologização e o mito do instinto materno foram responsáveis pela demarcação ideológica do discurso maternalista, que tanto oprimiu e oprime mulheres atravessadas por questões interseccionais de classe, raça e gênero.
Por meio de um percurso histórico, social e psicanalítico, a pesquisadora faz uma travessia com foco na Tetralogia da escritora Elena Ferrante, evidenciando o quanto a sua poética busca a reinvenção uma nova gramática, de uma nova cidade, de uma nova forma de amar a figura complexa da mãe.
As palavras, muitas vezes, apresentam-se como frantumaglia – léxico de origem materna correspondente aos destroços da memória. O terreno em que se alicerça essa concepção ferrantiana é pantanoso e feito com baldrame masculino, como aponta Emília Soares, e quanto mais se mexe mais se afunda nos antepassados familiares de violência e machismo, dos quais não se pode escapar.
Consciente de que a série A amiga genial conduz os leitores e leitoras a percorrer outras obras de autoras (como Elsa Morante, Clarice Lispector, Louise May Alcott, George Eliot, Charlotte Brontë, Virgínia Woolf, Gertrude Stein, Alice Sebold, Margaret Atwood e Jamaica Kinkaid) e deautores (como Hans Christian Andersen, Honoré de Balzac, Henrik Ibsen, Marcel Proust, Wilhelm Hoffmann e Domenico Starnone), a pesquisadora reflete sobre a construção da condição feminina por meio dos perfis inscritos em uma mesma lógica subjetiva ambivalente, tais como: a mãe má, a boa mãe, a mãe-desnaturalizada, a não-mãe, a professora-mãe, a mãe-madrasta e a mãe-indigna.
O livro está em pré-venda direto com a autora (dados para compra no card acima). A previsão de lançamento é na segunda quinzena de maio. Para saber mais sobre Emília Soares, acesse nossas entrevistas no site. Não esqueça, garanta o seu exemplar.