Estrutura do curso: 4 encontros de 2 horas cada, das 19h às 21h, pelo Zoom [com bibliografia básica e textos em PDF + aulas gravadas no email no dia seguinte].
- 1º encontro: A POESIA E O POEMA
- 2º encontro: ELEMENTOS DA POESIA
- 3º encontro: A POESIA MODERNA
- 4º encontro: ESTÉTICA E ÉTICA DO HAICAI
O poema é uma construção artística, um sistema harmônico de palavras com o qual um poeta se expressa no ritmo que lhe é próprio e, ao mesmo tempo, faz ressoar todos os seres. O poeta e prêmio Nobel mexicano, Octavio Paz, dizia que o poema é “um caracol onde ressoa a música do mundo, e métricas e rimas são apenas correspondências, ecos, da harmonia universal”. Bingo!
A poesia pode estar em todas as coisas. Pessoas, paisagens, cachorros e acontecimentos do dia podem ser poéticos. O sorriso do irmãozinho, um drible do Pelé, podem ser poesias ou poéticos sem serem poemas. Distinguir uma coisa da outra é importante, pois o poema só acontece com a escrita, no texto, na criação literária enquanto Arte.
Pode-se aprender a escrever um poema, mas nada garante que a poesia esteja presente nele.
O poema pode ser construído em vários formatos – desde as tradicionais “formas fixas” que obedecem a esquemas métricos rígidos até as formas mais livres e modernas. Há poemas que não apresentam rimas, nem métrica, podendo os versos ser “brancos” ou “livres”. Há, inclusive, poemas que parecem prosa. E há a prosa poética.
Em seu poema “Procura da Poesia”, o poeta Carlos Drummond de Andrade diz coisas que, talvez, possam servir para todo aspirante à escrita poética: “O que pensas e sentes, isso ainda não é poesia”; “não percas tempo em mentir”; “Convive com teus poemas, antes de escrevê-los”; “Não colhas no chão o poema que se perdeu”; e, talvez, a mais importante: “Penetra surdamente no reino das palavras. / Lá estão os poemas que esperam ser escritos.”; “Estão paralisados,… /…em estado de dicionário”.
Um poema é feito com palavras. Mas não basta copiar o dicionário. Há muitas formas de se dizer uma coisa em prosa. Na poesia, só existe uma. Quando você consegue, o poema faz um clique como uma caixinha se fechando.
Bem-vindo!
As inscrições são pelo email [email protected] e para os leitores da Acrobata tem 50% de desconto. Basta informar que viu a divulgação da oficina, aqui, no site.
#poesia #oficinasliterárias #criaçãopoética #oficinasdecriação
Edson Cruz é poeta e editor da revista digital de literatura MUSA RARA. Fundou e editou o portal de literatura Cronópios. Tem formação em música, psicologia e letras. Publicou cinco livros de poesia, uma novela, uma adaptação em prosa do clássico indiano Mahâbhârata,um livro de depoimentos sobre o que seria a poesia, e um livro de ensaios sobre literatura.