Corpo, escrita e fractal: Ensaios com Elena Ferrante, de Tatianne Dantas é lançado pela editora Blucher

| |

 

Texto extraído do site da editora

Acaba de sair pela editora Blucher a obra Corpo, escrita e fractal: Ensaios com Elena Ferrante, de Tatiane Dantas.

No Brasil, as pesquisas sobre a obra da escritora italiana Elena Ferrante ganham fôlego e este trabalho vem acrescentar o conjunto de escritas que ampliam nosso olhar sobre o complexo universo criado pela autora. Vá no site e garanta seu exemplar.

Saiba mais:

“Diz-se que fractal é o modo de nomear a característica de uma diversidade de formas que, em suas partes, repetem a estrutura do todo… Bem, cara leitora, o livro que tens em mãos não somente toma o fractal como um de seus vetores como é, ele mesmo, um livro fractal; uma escrita que, fruto de uma operação sofisticada, performa o tema sobre o qual discorre… A pergunta fractal que costura estes ensaios se insurge da leitura da obra de Elena Ferrante: o que sua escrita pode nos ensinar sobre a potência de um corpo… quando este não é experienciado a partir da estabilidade…? Que corpo é produzido por uma escrita de si, sustentada no mínimo possível de eu, um mínimo que chega ao limite de sua desmarginação…? Que efeitos políticos – no que ressoa nesse termo a vida em comunidade – a localização… desse corpo pode implicar? É a esse ponto que a leitura deste livro nos leva; ponto em que o centro, como organizador da forma, tem sua função suspensa.”

Tatianne é psicanalista, pesquisadora e ensaísta. Nasceu em Aracaju (SE), atualmente mora em São Luís (MA). Desde a graduação em psicologia investiga a relação entre psicanálise e literatura, caminho que também percorreu no mestrado em Psicanálise: Clínica e Cultura pela  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no doutorado em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) por meio da articulação da obra de Elena Ferrante com a psicanálise, a escrita e o corpo na literatura. Participou do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC) da UFRGS e atualmente integra o grupo de pesquisa Práticas da letra: escrita, leitura, tradução, psicanálise da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos (CIMEEP) da UFS.

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!