A sonoridade multi-instrumental de Macie Stewart / Macie Stewart’s multi-instrumental sound.

| |

por Aristides Oliveira

Na minha inquietação de procurar músicas e vozes feniminas que exploram sua criatividade e ampliam meus horizontes, tive a alegria de encontrar Macie Stewart. Estou escutando diariamente Mouth Full of Glass (2022) na expectativa de conhecer suas próximas experiências musicais. Macie é uma artista completa, pois transita por vários estilos e é muito versátil com os instrumentos que pesquisa. Conversei com ela para saber de onde vem tanta disposição para elaborar sons tão interessantes e descobrir mais sobre seu processo criativo.

[In my desire to look for feminine music and voices that explore their creativity and broaden my horizons, I was happy to find Macie Stewart. I’m listening daily to Mouth Full of Glass (2022) in anticipation of discovering your next musical experiences. Macie is a complete artist, as she moves through several styles and is very versatile with the instruments she researches. I spoke to her to find out where she has so much desire to create such interesting sounds and find out more about her creative process].

***

O primeiro elemento que me atraiu no seu trabalho foi me impressionar com suas habilidades como artista multi-instrumentista. Sabemos que tocar piano ou violino – por exemplo – não é um exercício que se aprende de imediato. A partir de que momento da sua vida você deu início a estudar música e tornar-se uma artista tão versátil?

[The first element that attracted me to your work was impressing me with your skills as a multi-instrumentalist artist. We know that playing the piano or violin – for example – is not an exercise that can be learned immediately. At what point in your life did you start studying music and becoming such a versatile artist?]

Comecei a tocar piano aos 3 anos. Minha mãe é musicista e, como eu demonstrava muito interesse por música desde muito pequena, ela me matriculou em aulas de piano. Continuei com isso e, quando entrei no jardim de infância, por volta dos 5 anos, descobri que o violino existia e implorei aos meus pais que me deixassem tocá-lo.

Meus pais recebem muito crédito por eu continuar a brincar – meu pai me levava para todas as aulas e minha mãe me acordava às 5 da manhã todas as manhãs desde os 8 anos de idade para praticar antes da escola até eu chegar ao ensino médio.

Não sei se esse é o método mais saudável de aprendizagem, mas quaisquer que sejam os altos e baixos que ocorreram, ainda posso reconhecer o quão impactante foi ter essa estrutura integrada. Eu não fui para a faculdade, então me sinto sortuda por ter obtido essa base antes de iniciar minha própria carreira – isso fez com que eu fosse capaz de ganhar a vida sem ficar presa em um caminho de criação.

[I started playing the piano at age 3. My mom is a musician, and because I showed a lot of interest in music as a really young child, she enrolled me in piano lessons. I kept up with it, and when I got into kindergarten around age 5 I found out that the violin existed and begged my parents to let me play it. My parents get a lot of credit for me continuing to play- my dad drove me to all my lessons, and my mom woke me up at 5am every morning since I was 8 years old in order to practice before school until I got to highschool and woke up myself. I don’t know if that’s the healthiest method for learning, but whatever ups and downs there were I can still recognize how impactful it was to have this built in structure. I didn’t go to college, so I feel lucky to have gotten this foundation before starting my own career- it made it so I was able to navigate making a living by not getting stuck in one lane of creating]. 

Em 2020, você e Lia Kohl lançaram um álbum chamado Recipe for a Boiled Egg. O título, de certa forma causa “estranhamento”. O que virá num disco que se chama “receita de ovo cozido”? E dali somos guiados a uma vivência experimental muito particular. Como vocês trabalharam na concepção criativa desse projeto?

[In 2020, you and Lia Kohl released an album called Recipe for a Boiled Egg. The title, in a way, causes “strangeness”. What will come on an album called “boiled egg recipe”? And from there we are guided to a very particular experimental experience. How did you work on the creative conception of this project?]

Iniciamos esse registro com os parâmetros de espaço e tempo. Gravamos tudo neste espaço maravilhoso em Chicago chamado “Comfort Station”, que é um pequeno prédio em Logan Square com uma reverberação incrível/muitos sons externos que vazam pelas janelas e portas. O parâmetro de tempo era garantir que cada improvisação tivesse menos de 6 minutos de duração.

De certa forma, queríamos um disco de músicas “pop” improvisadas – foi um desafio divertido, e Lia e eu adoramos brincar e nos divertir com os sons que criamos em geral. “Recipe for a Boiled Egg” surgiu como título porque leva aproximadamente esse tempo para ferver um ovo, mas também por ser absurdo que houvesse um vídeo no youtube ensinando como ferver um ovo.

Assim que o título surgiu, começamos a nomear o que todas as faixas nos lembravam dentro da categoria comida. Nomear improvisações sempre parece bobo, então queríamos nos divertir com isso e torná-lo um elemento criativo adicional para o disco.

[We started this record with the parameters of space and time. We recorded everything at this wonderful space in Chicago called “Comfort Station” which is a small building in Logan Square with incredible reverb/lots of outside sounds that leak in through the windows and doors. The time parameter was making sure each improvisation was under 6 minutes long. We wanted a record of improvisational “pop” songs in a way- it was a fun challenge, and Lia and I love goofing around and having fun with the sounds we create in general.  “Recipe for a Boiled Egg” came about as the title because it takes approximately that long to boil an egg, but also because of how absurd it felt that there was a youtube video teaching you how to boil an egg. Once the title came about we started naming what all the tracks reminded us of within the category of food. Naming improvisations always feels silly, so we wanted to have fun with it and make it an additional creative element for the record].

Leia também:  Sanja Stevanov: diálogos e construção sonora com o jazz sérvio.

“Recipe for a Boiled Egg” me lembra os projetos experimentais do multiartista Hermeto Pascoal, referência desse estilo musical no Brasil. Quais artistas brasileiros ou latino-americanos você gosta de ouvir? Que nomes da música considera fundamentais na sua formação artística?

[“Recipe for a Boiled Egg” reminds me of the experimental projects of multi-artist Hermeto Pascoal, a reference for this style of music in Brazil. Which Brazilian or Latin American artists do you like listening to? What names in music do you consider fundamental in your artistic training?]

Uau, obrigado, estou incrivelmente emocionada com isso! Hermeto Pascoal é incrível. Sou um grande fã de Gal Costa, Elza Soares, Os Mutantes, Milton Nascimento e Elis Regina, para citar alguns artistas brasileiros. Também sou um grande fã dos The Meridian Brothers da Colômbia – meus amigos VV Lightbody e Daniel Villareal têm uma ótima banda chamada Valebol que é fortemente inspirada em muitos dos artistas acima e me transformou em muita música boa.

Minha mãe adorava Antonio Carlos Jobim, então eu ouvia muito disso enquanto crescia, assim como Carole King e Ella Fitzgerald. Eu diria que minhas influências em geral são muito amplas – meu pai era um grande fã de artistas como Kate Bush, Kraftwerk, Philip Glass e Devo, então muitas dessas músicas entraram em meu cérebro e se tornaram os principais pilares para do jeito que eu crio. Sou fortemente influenciada por muitas tradições folclóricas diferentes e geralmente estou muito curiosa sobre como sons, emoções e músicas combinam. Já toquei muitos estilos musicais diferentes e fui exposta a tantas coisas diferentes, então estou sempre em busca dessa novidade nas coisas que crio.

[Wow, thank you I am incredibly humbled by that! Hermeto Pascoal is amazing. I am a huge fan of Gal Costa, Elza Soares, Os Mutantes, Milton Nascimento, and Elis Regina to name a few Brazilian artists. I’m also a big fan of The Meridian Brothers from Colombia- my friends VV Lightbody and Daniel Villareal have a great band called Valebol that is heavily inspired by many of the above artists and have turned me onto so much great music. My mom really loved Antonio Carlos Jobim, so I listened to a lot of that growing up as well as Carole King and Ella Fitzgerald. I would say my influences in general are very broad though- my dad was a huge fan of artists like Kate Bush, Kraftwerk, Philip Glass, and Devo, so a lot of that music worked its way into my brain and became the main pillars for the way I create. I am pretty heavily influenced by a lot of different folk traditions and am generally just really curious about how sounds and emotions and songs all go together. I’ve played a lot of very different styles of music and have been exposed to so much different stuff so I’m always searching for that newness in the things that I create].

Falando em parcerias, gostaria de saber como vocês colaboram com outros artistas em outros projetos ao longo de sua carreira.

[Speaking of partnerships, I would like to know how you collaborate with other artists in other sound projects throughout your career].

Estou em bandas e outros grupos musicais desde muito jovem, então tenho trabalhado criativamente ao lado de pessoas há muito tempo. Comecei a fazer gravações de arranjos de cordas no final da adolescência/início dos 20 anos por acaso – minha primeira banda queria cordas e percebi que poderia gravá-las sozinha com meu violino.

Isso floresceu a partir daí, e acabei entrando realmente no processo de compor e gravar arranjos de cordas para as pessoas. Assim que meus olhos se abriram para a cena musical mais experimental/improvisada de Chicago, fui capaz de expandir o escopo desses tipos de colaborações e o violino se tornou a principal tábua de salvação para minha produção musical e criativa.

Eu costumava ver o violino como meu inimigo porque nem sempre me enquadrei na escola clássica de aprendizagem do violino, mas à medida que descobri todas as outras maneiras de produzir sons com ele, sinto que ele se tornou uma extensão do meu corpo. Adoro colaborar com outras pessoas em diferentes contextos porque me permitem moldar mudanças e entrar em outros universos.

[I’ve been in bands and other musical groups since I was very young, so I’ve been working alongside people creatively for a really long time. I started doing string arrangement recordings in my late teens/early 20s as a fluke- my first band wanted strings and I realized that I could just record them myself with my violin. It blossomed from there, and I ended up getting really into the process of composing and recording string arrangements for people. Once my eyes were opened to the more experimental/improvised music scene in Chicago, I was able to expand the scope of those types of collaborations and violin became a main lifeline to my musical and creative output. I used to view the violin as my enemy because I didn’t always mesh with the classical school of violin learning, but as I discovered all the other ways you can make sounds with it, I feel like it’s become an extension of my body and self. I love collaborating with other people in different contexts because it allows me to shape shift and enter into other universes]. 

Você também participa de trabalhos na área performática e audiovisual, como o de Hisako House, realizada em 2023. Gostaria de saber mais sobre suas contribuições nos trabalhos em que atuou.

[You also participate in works in the performance and audiovisual areas, such as Hisako’s House, held in 2023. I would like to know more about your contributions to the works you have worked on].

Hisako House foi um dos projetos mais criativos dos quais participei! Robyn Mineko Williams é uma artista e coreógrafa incrível, e fiquei muito honrada por ela ter me convidado para fazer parte de um projeto tão íntimo.

Leia também:  Som da Pandemia recebe Makna

Eu tive que fazer gravações de campo da família dela, da casa deles, e combiná-las em composições que criei para compor uma peça de dança que foi criada na casa de sua avó, Hisako.

Foi um salto para mim – nunca estudei design de som nem nada parecido, mas usei 3 conjuntos de alto-falantes da década de 1960 (e mais um conjunto bônus) e instalei-os em todos os cômodos da casa. A peça era como uma colagem entre os dançarinos, a peça principal que escrevi, e algumas músicas separadas tocadas em vinil, paisagens sonoras de sinos do oceano/quintal e áudio de vídeo de treino japonês antigo tocado em um antigo rádio estéreo.

Eu fiz muitos trabalhos com dançarinos, desde compor com Finom para balé e orquestra de 50 músicos, improvisar em dupla com artistas incríveis como Jasmine Mendoza, ou executar/criar o show no palco, “Full Bush” (uma homenagem a Kate Bush), com o artista performático/ator/gênio Alex Grelle, Finom e o diretor Jesse Morgan Young. Eu cresci fazendo muito teatro e nos últimos 5 anos voltei para apresentações mais teatrais e estou introduzindo dança e movimento em meu trabalho.

[Hisako’s House was one of the most creatively fulfilling projects I’ve been a part of! Robyn Mineko Williams is an incredible artist and choreographer, and I was really honored that she asked me to be a part of such an intimate project. I got to take field recordings of her family, their house, and weave them into compositions I created in order to score a dance piece that was created onsite at her grandmother, Hisako’s, house. It was a leap for me- I’ve never studied sound design or anything like that, but I used 3 sets of speakers from the 1960s (and one more bonus set), and installed them throughout the rooms of the house. The piece was like a collage between the dancers, the main piece I wrote, and a few separate songs played on vinyl, soundscapes of ocean/backyard chimes, and old Japanese workout video audio played through an old radio stereo. I’ve done a lot of work with dancers ranging from composing with Finom for ballet and 50-piece orchestra, improvising as a duo with amazing movers like Jasmine Mendoza, or performing/creating the stage show, “Full Bush” (An homage to Kate Bush), with performance artist/actor/genius Alex Grelle, Finom, and director Jesse Morgan Young. I grew up doing a lot of theater and in the last 5 years or so I have circled back around to more theatrical performance, and am introducing dance and movement into my work]. 

No álbum Mouth Full of Glass (2022), é possível sentir que a musicalidade é atravessada pela intimidade que nos faz pensar em aprender em torno da condução de nossas vidas a partir de falhas, erros e aprendizados sobre isso. Na canção “Finally” você diz: “Finalmente estou errada e sei disso, mas não estou disposta a demonstrar, até que finalmente, finalmente quebro o acorde. Qual caminho foi melhor?” Na faixa Garter Snake: “Sou viciada em indecisão. Sou viciada e me sinto mal. A história se repete?” Qual a sua interpretação das fronteiras entre arte e vida na sua produção musical? Quem é Macie antes e depois de Mouth Full of Glass?

[In the album Mouth Full of Glass (2022), it is possible to feel that the musicality is crossed by the intimacy that makes us think about learning around the conduct of our lives based on failures, mistakes and learnings about this. In the song Finally you say: “Finally I’m wrong and I know it, but I’m not willing to show it, until finally, finally I break the chord. Which way was better?” On the track Garter Snake: “I’m addicted to indecision. I’m addicted and I feel wicked. Does history repeat itself?” What is your interpretation of the boundaries between art and life in your musical production? Who is Macie before and after Mouth Full of Glass?]

Uau. Esta é uma grande questão. A música e a arte permitem um espaço para confundir os limites entre a realidade e a ficção, e esse é um dos aspectos verdadeiramente belos da criação para mim. Olhando para trás, aquele disco foi propositalmente uma exploração melodramática de coisas muito reais que aconteciam na minha vida e que eu estava tentando processar.

Algumas músicas como “What Will I Do?”, “Garter Snake” e “Finally” são bastante textuais com as coisas que estou cantando, mas através dos arranjos eu queria permitir que elas se tornassem mais oníricas. Ao ouvir o disco, eu queria que o público fosse transportado para seu próprio mundo, para que essas músicas pudessem ser um pouco menos sobre minhas experiências exatas e mais sobre o conteúdo emocional. Sinceramente, foi muito estressante lançar esse álbum, em parte porque é um disco solo e em parte por causa do conteúdo em si.

Foi revelador, mas também é apenas um lado de mim mesmo, então foi catártico poder habitá-lo enquanto eu estava em turnê com o álbum e estava pronto para pausá-lo quando a turnê terminasse. Após “Mouth Full of Glass” me sinto muito mais ousada e disposta a arriscar na minha música. Dei um salto (internamente) fazendo e liberando isso, e por isso me sinto mais responsável comigo mesma e com o que crio, bem como com a forma como interajo com as pessoas na minha vida real. Há um antes e um depois definitivo desse disco para mim.

[Ooof. This is a really big question. Music and art allow you a space to blur the lines between reality and fiction, and that’s one of the truly beautiful aspects of creating to me. Looking back on it, that record was purposefully a melodramatic exploration of very real things happening in my life that I was trying to process. Some songs like “What Will I Do?”, “Garter Snake”, and “Finally” are pretty verbatim with the things I’m singing about, but through the arrangements I wanted to allow them to become more dream-like. Through listening to the record I wanted the audience to be transported into their own world so these songs could be a little less about my exact experiences and more about the emotional content. It was honestly really nerve-wracking to release this record, partially because it’s a solo record, and partially because of the content itself. It felt revealing, but it also is just one side of myself, so it felt cathartic to be able to inhabit it while I was touring the record and I was ready to pause it once touring was done. Post “Mouth Full of Glass” I feel a lot bolder and more willing to take risks in my music. I took a leap (internally) making and releasing that, and because of it I feel more responsible to myself and what I create, as well as how I interact with people in my real life. There is a definite before and after that record for me]. 

Leia também:  O impacto da invisibilidade social na construção de afetos: conheça a escrita densa e experimental de Alexandre Gil França

Além de sua participação na banda de indie-rock Ohmme, você tem formação em música clássica e é parceiro de diversos músicos que vão do sax ao hip-hop. Como você equilibra uma variedade tão grande e diferente de estilos na sua rotina de estudo e produção musical?

[In addition to your participation in the indie-rock band Ohmme, you have a background in classical music and are partners with several musicians ranging from sax to hip-hop. How do you balance such a wide and different variety of styles in your routine of studying and producing music?]

Procuro apenas fazer coisas que sejam interessantes para mim e por isso acabo criando uma grande variedade de coisas. Sou treinada em certos estilos de música e autodidata em outros e, além disso, simplesmente gosto do processo de descoberta que surge ao mergulhar de cabeça em algo novo.

Essa é uma grande parte da minha prática – quero e preciso ser capaz de aprender algo com cada projeto que assumo, por isso parece natural para mim gravitar em torno de tantas coisas diferentes. Sempre fui uma pessoa orientada para processos – e isso impulsiona minha criatividade mais do que o produto final.

[I just try to make things that are interesting to me, and because of that, I end up creating a wide variety of things. I am trained in certain styles of music, and self-taught in others, and beyond that I just enjoy the process of discovery that comes with plunging headfirst into something new. That is a huge part of my practice- I want and need to be able to learn something from each project I take on, so it feels natural to me to gravitate towards so many different things. I’ve always been a process oriented person- and that drives my creativity more than the end product]. 

Como a atmosfera de Chicago ajudou você a amadurecer e aperfeiçoar sua criatividade?

[How has Chicago’s atmosphere helped you mature and perfect your creativity?]

Chicago tem sido um lugar realmente inspirador para viver e crescer. A comunidade musical lá é realmente vasta e variada, então há tantas coisas incríveis para se extrair. Ainda é relativamente acessível e, devido à sua localização, é um ótimo lugar para se hospedar se você é um músico em turnê.

A cidade parece muito fundamentada e as pessoas estão sempre dispostas a colaborar e experimentar coisas novas. Quase toda a indústria criativa aqui é administrada de forma independente, o que torna possível fazer coisas fora da caixa e de natureza um pouco mais experimental, porque não existe uma maneira única de fazer as coisas. Muitas pessoas na cidade têm imenso orgulho da cena criativa, por isso é um lugar muito voltado para a comunidade, onde as pessoas estão apenas tentando fazer as coisas acontecerem como um todo e elevar a cena em geral. Fico animado por estar em Chicago, porque ainda descubro coisas novas todos os dias que estou lá e nunca senti falta de estímulo criativo. Muito grato por ser uma cidadã de Chicago – parece uma parte profunda da minha identidade.

[Chicago has been a really inspiring place to live and grow up. The music community there is really vast and varied, so there are so many amazing things to pull from. It’s still relatively affordable, and because of its location it’s a great place to be based out of if you’re a touring musician. The city feels very grounded, and people are always down to collaborate and try new things. Almost all of the creative industry here is independently run which makes it possible to make things that are out of the box and a little more experimental in nature because there isn’t one way you are expected to do things. So many people in the city have immense pride for the creative scene, so it’s a very community oriented place where people are just trying to make things happen as a whole and uplift the scene in general. It makes me feel excited to be in Chicago, because I’m still discovering new things every day I’m there, and I’ve never felt a lack of creative stimulation. Very grateful to be a Chicagoan- it feels like a deep part of my identity]. 

Depois de Mouth Full of Glass, que novidades podemos esperar nos próximos anos?

[After Mouth Full of Glass, what new things can we expect in the coming years?]

Obrigado por perguntar! Acabei de terminar um disco instrumental que estou muito animada. Eu estava me sentindo muito inspirada ao trabalhar na Hisako House e tive vontade de explorar mais algumas técnicas de colagem de som, além de voltar às minhas raízes no piano. Finom acaba de lançar um novo disco e espero fazer outro projeto solo em algum momento! Muitos registros ao vivo em andamento também. Estou me sentindo em um período criativo muito fértil, então estou apenas tentando pegar essa onda enquanto a sinto.

[Thank you for asking! I just finished an instrumental record that I’m very excited about. I was feeling really inspired off of working on Hisako’s House, and felt like exploring some more sound collage techniques, as well as reaching back to my roots in the piano. Finom just released a new record, and I’m hoping to make another solo project at some point! Lots of live records in the works too. I’m feeling like I’m in a very fertile creative period so I’m just trying to ride that wave while I feel it].

1 comentário em “A sonoridade multi-instrumental de Macie Stewart / Macie Stewart’s multi-instrumental sound.”

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!