Nota sobre Anita Leandro: retratos de identificação

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por Aristides Oliveira

O Brasil está passando por um momento de incertezas políticas graves… Esse clima de obscuridade surge com mais clareza após a prisão de 27 pessoas que iam protestar contra o governo Temer (04/09), momentos antes do ato na Av. Paulista. Este grupo está preso e incomunicável para a imprensa e defensoria pública. Algumas pessoas acham que é exagero fazer comparações entre a conjuntura e o que vivemos no golpe de 1964.

Se você ainda pensa assim, sugiro que assista o filme de Anita Leandro para repensar que os retrocessos e violação dos direitos humanos que ocorreram nos anos 60/70 estão muito próximos de nós em 2016.

A pesquisadora-cineasta faz um mergulho no cinema de arquivo para narrar a história de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, Chael Charles Schreier e Antônio Roberto Espinosa, membros da VAR-Palmares, presos pelo regime militar. Seguindo uma estrutura narrativa concisa e objetiva, o espectador é convidado a penetrar nos porões da ditadura, através dos depoimentos que revelam o nível mais brutal de crueldade promovido pelos militares via tortura-exílio.

Considero que Retratos de Identificação (2014) pode ser uma extensão de Brazil: A Report on Torture (1971), produzido no Chile por Haskell Wexler e Saul Landau. Este documentário conta a história de vários militantes que foram exilados para o Chile, inclusive a Maria Auxiliadora Lara, que infelizmente não suportou o trauma da violência  e cometeu suicídio no exílio na Alemanha.

A vozes que escutamos são de memórias despedaçadas, de corpos que foram agredidos pela irracionalidade promovida policiais-gorilas, verdadeiros assassinos que são treinados para arrasar sonhos de um mundo mais democrático e justo.

É um exercício visual que exige frieza por parte do espectador e depoentes, que contam suas experiências de luta e resistência ao Golpe a partir do contato com as fotografias da época, investigadas por Anita.

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Transitamos pelos escombros de memórias que lutam para exigir seu lugar na História, pelas dores da morte, repressão e desintegração da dignidade, que golpeou a alma de jovens que pegaram em armas para enfrentar o autoritarismo, monstro que voltou ao nosso tempo sob uma máscara jurídica-policialesca que criminaliza o direito do cidadão em se manifestar contra as TEMERIDADES a caminho.

O que a imprensa oficial vai dizer desses jovens presos nos noticiários? Iremos assistir passivamente às arbitrariedades de uma polícia assassina, que cerca jornalistas, violenta mulheres e destroça os corpos de quem manifesta pelo seu direito pacificamente?

Retratos de Identificação é uma experiência audiovisual que revela um passado não tão distante de nós. Essas sombras reaparecem nos berros de uma extrema direita em ascensão, amparada pelo jornalismo pago pelas elites enfurecidas com a mobilização popular, que está na rua para frear o projeto golpista.

As memórias destes corpos que resistem ao ódio são fundamentais para que os brasileiros revisem sua história. Só assim seremos capazes de compreender nosso passado, para lutar contra o presente movediço que estamos imersos. Um filme necessário e obrigatório aos homens e mulheres que não aceitam o silêncio.

O filme está disponível no link: https://vimeo.com/110206302


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