Julia Otxoa – algumas notas sobre minha poesia visual

| |

Julia Otxoa (Espanha, 1953) é uma dessas criadoras com um altíssimo grau de intensidade e, ao mesmo tempo, dotada de um olho múltiplo que vislumbra distintas formas de expressão. Trabalha com o poema, a prosa, o relato curto, o miniconto, a poesia visual, a obra gráfica, incansavelmente. Sua narrativa, somada à poesia, alcança mais de 30 livros publicados. Bom, o que mais se queira saber a seu respeito, se encontra aqui: www.juliaotxoa.net. Abaixo reproduzimos um texto que ela nos enviou para acompanhar uma mostra de sua poesia visual. Esperamos que seja do agrado dos leitores de Acrobata.  [FM]


No meu trabalho, tanto o poema objeto quanto a fotografia partem da percepção poética da realidade como universo suscetível de fabulação, como forma de narração múltipla do mundo, que busca dar ao que é contemplado outra representação, outro sentido diante de nossos olhos. Em meu caso, significado crítico da barbárie e da desumanização do nosso tempo.

Quantas vezes me perguntam sobre a definição dos meus poemas visuais, tendo a responder que o poema objeto é aquela linguagem visual de brevidade, concisa e retumbante como uma micro-história visual, conseguida, no meu caso, através de meios infográficos e fotográficos, que maximiza a expressividade do significado, através de uma correspondência lúdica e irônica de analogias e justaposições inesperadas, que colocam o leitor das imagens perante uma nova representação simbólica baseada em um tipo de pensamento associativo e iconoclasta na tradução do mundo.

Conectados

Por outro lado, no panorama da Arte Atual não há uma definição específica para poesia visual, experimental, pois pode participar ao mesmo tempo de múltiplas disciplinas artísticas inter-relacionadas; em um poema visual pode haver fotografia, pintura, lirismo, música etc., pode até ser uma pequena instalação, um vídeo etc.; a definição atual de poesia visual ou experimental seria a “não definição”, um campo de investigação e expressão trans-fronteiriça, um laboratório aberto a intervenções ilimitadas e expressões estéticas. Como criadora não acredito muito em definições fechadas de gêneros literários ou artísticos, estou essencialmente interessada no projeto experimental de investigação, de expressão estética: a qualidade do seu resultado final, as possibilidades combinatórias nas suas estruturas formais, a diversidade de pontos de vista sobre as coisas abertas a todas as questões, a todas as investigações, a todos os caminhos.

Desde que os egípcios começaram com seus epigramas, os primeiros poemas experimentais da Humanidade, tudo evoluiu rapidamente. Hoje trata-se da realidade poética do século XXI respondendo às preocupações e questões dos artistas contemporâneos. Considero que esta é a função de toda Estética, qualquer que seja a sua ferramenta de expressão formal, responder às questões do próprio autor e, portanto, às questões e necessidades do seu tempo.

De la Libertad

E dentro dessa evolução, já no campo da poesia visual, do vasto universo das suas manifestações, continuo a interessar-me como linha de investigação e criação por tudo o que se relacione com o construtivismo russo em todas as suas vertentes, com o dadaísmo, com o surrealismo, o expressionismo, o minimalismo, como possibilidade dentro de uma extensa multiplicidade de resoluções conceituais, performances, instalações, poemas-objetos, ou seja, poesia experimental em todas as suas manifestações que hoje são praticamente ilimitadas como conjunto de disciplinas estéticas inter-relacionadas.

Diccionario Ontológico

Derecho a la educación

Sueños de gloria

Fragilidad de la ortodoxia

Buenos dias censura

De la costumbre

Súbditos eperando el tren

Piedad Férrea

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!