Julia Otxoa (Espanha, 1953) é uma dessas criadoras com um altíssimo grau de intensidade e, ao mesmo tempo, dotada de um olho múltiplo que vislumbra distintas formas de expressão. Trabalha com o poema, a prosa, o relato curto, o miniconto, a poesia visual, a obra gráfica, incansavelmente. Sua narrativa, somada à poesia, alcança mais de 30 livros publicados. Bom, o que mais se queira saber a seu respeito, se encontra aqui: www.juliaotxoa.net. Abaixo reproduzimos um texto que ela nos enviou para acompanhar uma mostra de sua poesia visual. Esperamos que seja do agrado dos leitores de Acrobata. [FM]
No meu trabalho, tanto o poema objeto quanto a fotografia partem da percepção poética da realidade como universo suscetível de fabulação, como forma de narração múltipla do mundo, que busca dar ao que é contemplado outra representação, outro sentido diante de nossos olhos. Em meu caso, significado crítico da barbárie e da desumanização do nosso tempo.
Quantas vezes me perguntam sobre a definição dos meus poemas visuais, tendo a responder que o poema objeto é aquela linguagem visual de brevidade, concisa e retumbante como uma micro-história visual, conseguida, no meu caso, através de meios infográficos e fotográficos, que maximiza a expressividade do significado, através de uma correspondência lúdica e irônica de analogias e justaposições inesperadas, que colocam o leitor das imagens perante uma nova representação simbólica baseada em um tipo de pensamento associativo e iconoclasta na tradução do mundo.
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/CONECTADOS-1024x722.jpg)
Conectados
Por outro lado, no panorama da Arte Atual não há uma definição específica para poesia visual, experimental, pois pode participar ao mesmo tempo de múltiplas disciplinas artísticas inter-relacionadas; em um poema visual pode haver fotografia, pintura, lirismo, música etc., pode até ser uma pequena instalação, um vídeo etc.; a definição atual de poesia visual ou experimental seria a “não definição”, um campo de investigação e expressão trans-fronteiriça, um laboratório aberto a intervenções ilimitadas e expressões estéticas. Como criadora não acredito muito em definições fechadas de gêneros literários ou artísticos, estou essencialmente interessada no projeto experimental de investigação, de expressão estética: a qualidade do seu resultado final, as possibilidades combinatórias nas suas estruturas formais, a diversidade de pontos de vista sobre as coisas abertas a todas as questões, a todas as investigações, a todos os caminhos.
Desde que os egípcios começaram com seus epigramas, os primeiros poemas experimentais da Humanidade, tudo evoluiu rapidamente. Hoje trata-se da realidade poética do século XXI respondendo às preocupações e questões dos artistas contemporâneos. Considero que esta é a função de toda Estética, qualquer que seja a sua ferramenta de expressão formal, responder às questões do próprio autor e, portanto, às questões e necessidades do seu tempo.
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/DE-LA-LIBERTAD-1024x614.jpg)
De la Libertad
E dentro dessa evolução, já no campo da poesia visual, do vasto universo das suas manifestações, continuo a interessar-me como linha de investigação e criação por tudo o que se relacione com o construtivismo russo em todas as suas vertentes, com o dadaísmo, com o surrealismo, o expressionismo, o minimalismo, como possibilidade dentro de uma extensa multiplicidade de resoluções conceituais, performances, instalações, poemas-objetos, ou seja, poesia experimental em todas as suas manifestações que hoje são praticamente ilimitadas como conjunto de disciplinas estéticas inter-relacionadas.
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/DICCIONARIO-ONTOLOGICO-732x1024.jpg)
Diccionario Ontológico
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/Derecho-a-la-educacion-copia-1024x944.jpeg)
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/SUENOS-DE-GLORIA-1024x971.jpg)
Sueños de gloria
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/FRAGILIDAD-DE-LA-ORTODOXIA_587x600.jpg)
Fragilidad de la ortodoxia
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/BUENOS-DIAS-CENSURA-650x1024.jpg)
Buenos dias censura
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/DE-LA-COSTUMBRE-1024x975.jpg)
De la costumbre
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/SUBDITOS-ESPERANDO-EL-TREN-683x1024.jpg)
Súbditos eperando el tren
![](https://revistaacrobata.com.br/wp-content/uploads/2024/05/PIEDAD-FERREA--714x1024.jpeg)