8 Poemas de Orlando Valdez (Argentina, 1961)

| | ,

Curadoria e tradução de Floriano Martins

Orlando Valdez (Argentina, 1961). Poeta. Publicou os livros: El hondo silencio de toda locura (2001/2001), El mezquino trazo del acto (2012), La cobardía feroz del silencio (2007/2017), La insólita simetría (2019), Setenta veces siete más de tres veces (2019) e Zedlav (2020). Foi jurado duas vezes no Concurso Internacional de Poesia Acebal, na em Santa Fé (2002 e 2022). Sua obra foi traduzida para inglês, francês, italiano e português. Foi publicado na Poesie première 94 em espanhol e francês, na Poesía Argentina del Siglo XXI, assim como em 14 antologias e revistas de poesia nacionais e internacionais. Orlando participou com seus trabalhos em leituras em festivais internacionais no Chile (2005), Cuba (2014), México (2017) e na Argentina, em níveis internacional, nacional e estadual. É membro ativo do Colégio de Escritores e Poetas do Sudeste (CEPSURE Amigos Internacionais) e correspondente da revista de poesia Blanco Móvil, no México.


NAS RUAS À NOITE

O frio nas ruas se intensifica na noite de inverno, folhas como animais
clamam pela urgência do amanhecer
e a lua fora de sua fase minguante
então me pergunto e o que há de mim
do acontecimento
e da descoberta
da luz de uma vela
o estigma
e sua sombra


NOS MEUS OLHOS

Um semáforo cospe
sangue do náufrago
e do beija-flor
nos meus olhos
uma lágrima, a lua
o desespero do crepúsculo


SENTIDO POÉTICO

Aquele espelho
estipula a comparação, estabelece uma beleza misteriosa
ou brutalmente
a terrível miniatura que muitas vezes confundo
e penso esconder


FABRICIO

Que como outra gota
de seus mares
sublima o corpo
para que ele desperte
do longo bocejo
da insatisfação
e emerja
do buraco negro
porque não há nada além do vazio
apenas aqueles que sangram
apenas aqueles que definham
que, por mais que
estendam os braços
ninguém os alcança
mesmo que insistam
os círculos de fogo
são os mais desejáveis
na hora de se maquiar em frente aos espelhos
onde o rouge transpira / tem gosto de despedida

Fabricio retorna
para se fundir
diante da hegemonia
dos ganchos
da quietude
em que se ajoelham
na escuridão
com os olhos abertos
que por migalhas
se fecharão
por mais que a insônia doa
e por medo
de não acordarem
em seu líquido amniótico
esconderão
a obscenidade do que viram
com olhos sulfurosos, lábios
que deixam marcas
daqueles
que buscam
se conter
no calor do pavimento

enquanto no porto / as prostitutas / descartam outro Pai Nosso / até o próximo mistério.

Fabricio, que
do caos
dos gemidos
compreende
sua saída
o confinamento
e o sepultamento
que percorrem as paredes


O ÚNICO CAMINHO

chove / chove
mas eu senti falta dela
de muito tempo atrás
uma luz / uma luz
avisa
que permanecerá acesa
quando a chuva parar
mesmo que eu não estivesse lá
meu sonho não se realiza
no fim de suas noites
e talvez
seja o único jeito
de estar com ela


A DOIS QUARTEIRÕES DE DISTÂNCIA

agora como naqueles dias em que eu só podia olhá-la
a dois quarteirões de distância de um bairro
que para mim era como um lugar estrangeiro
e dos meus sonhos ela cada vez mais
sempre mais através do silêncio
e das minhas palavras que mudariam novamente
enquanto eu a inventava
no escuro
quando eu a apagava dos espelhos
nas madrugadas em que não havia gazuas e ao mesmo tempo ela e feliz
tão perto do fim com felicidade
novamente no fundo do que eu tinha sido e que eu neguei ali Ali
e agora que ele retorna novamente
desarmando-me


O TEUCO

partiu mais de uma vez
de lagos, mares e vulcões
de todo território desolado, tatuando cada implosão
como se carregasse seu terrário
para a lua que flutua na água do mundo
feliz como uma criança descalça, ele segue em despedidas, afastando-se do agora
sem deuses
quem quiser senti-lo deve bani-lo do uivo de suas luas onde enormes
insolentes de formas, sua voz cresce
a biologia de sua criatura
na qual ele afunda transparentemente, sempre indo
embelezar o que está mais distante, coisas
lá fora no mundo
mas há momentos em que ele não consegue nem lidar com o estalo do nada


TRÍPTICO

1
Eu memorizei
a instabilidade
das flutuações
vitral de
sua nudez
seus mamilos como
milhares de pequenas luzes
gota a gota o
suor em sua pele
até que seu corpo
despertar novamente
da solidão
dos relógios
para abrigar
tantas coisas
que novamente de mim
é hora de partir silenciosamente

2
exausto, desfeito, molhado
explodo entre seus seios
que
perverso tão
terrível tão
explodo ressonantemente
em minha boca delicada
e suas mãos e as minhas
incitando-se mutuamente como ímãs
nos resolvem girando-nos e
acabamos no caos de outra batalha
entre travesseiros, lençóis e ressacas
loucamente até flutuarmos na noite
após uma calma e
deliciosa rendição sem fim
como um afogamento muito profundo
de profundidade e profundidade
até nos inflamarmos e derretermos

3
seu corpo retorna
em outro tremor úmido
luz queimando decifrada
que eu tremo como uma chama treme
no escuro
na
água
uma lua
e eu ascendo e
descendo
até mergulhar
inexoravelmente
terminado
após romper
céu e inferno

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!