Poemas para Crianças Maduras ou para Adultos Sensíveis

| |

Por Francis Kurkievicz*

Vitória Sainohira é uma jovem escritora com uma longa carreira na música e no canto coral, natural do Japão, entre os capixabas há mais de duas décadas, agora estreia com um pequeno e simpático livro de poemas escrito para o público infantil. “Meu Cântico à Natureza” reúne vinte poemas curtos com observações lúdicas e imaginativas sobre os elementos da natureza, ilustrados pela artista capixaba Janna Gomess.

VIA LÁCTEA
Vasto céu da noite.
A noiva arrasta seu véu,
véu bordado de estrelas.
A lua minguante sorri.
Quem será o noivo?

Vitória Sainohira é uma japonesa que se integrou perfeitamente à cultura e à língua brasileira, aqui desenvolveu uma sólida carreira na área da música e do ensino de música e também no ensino de sua língua nativa, o japonês. Ela veio para o Espírito Santo através da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA – em 2002. Apaixonando-se por este vasto país ensolarado esforçou-se para aprender o português e fez seu segundo bacharelado pela FAMES – Faculdade de Música do Espirito Santo, diplomando-se em Violão Erudito. Antes de ingressar nas veredas da literatura, Vitória Sainohira fez um Bacharelado em Língua e Cultura, especialidade em Desenvolvimento e Meio ambiente: língua de habilitação Hindi, pela Universidade de Osaka, Japão.

SOL
Gira, gira o sol.
O girassol girando.
Filho querido
ao pai comove.
Ciranda no céu anil.

O livro “Meu Cântico à Natureza” é sua primeira publicação, escrito diretamente em língua portuguesa e se destina ao público infantil. Um ponto fundamental nesta pequena obra de estreia é a preocupação e respeito pela inteligência das crianças, cada poema foi escrito numa linguagem cuidadosa, lúdica e poética, com a intenção de inspirar e estimular os leitores a compreender as belezas da natureza e também a essência da nossa língua portuguesa. Alguns poemas possuem a delicadeza do olhar inocente, outros tecem sutis críticas ao modo de vida humana, outros ainda celebram a harmonia entre os elementos da natureza.

MAR
Nessa imensidão liquida
Cabe qualquer coisa do mundo:
Baleias, navios, ilhas e continentes.
Tudo acontece aí,
até guerra de gente.

O livro “Meu Cântico à Natureza”, foi uma das propostas premiadas pelo Projeto Cultural Rubem Braga, considerada a segunda mais antiga lei municipal de incentivo às artes do país, em sua nova versão, atualizada e ampliada, dentre os 31 empreendedores contemplados no primeiro semestre deste ano na cidade de Vitória/ES.

O livro foi publicado pela Ayatori Editora e será lançado no dia 02 de junho de 2022 – às 19 horas, no Auditório da BPES – Biblioteca Pública Estadual “Levy Curcio da Rocha”, Av. João Batista Parra, 165 – Enseada do Suá, Vitória/ES.

­­­­­­­­­­­­­­­_________________________

*Francis Kurkievicz é poeta. Publicou pela Ayatori o livro MENINICES em 2019, e pela Patuá B869.1 k96 em 2020.

Deixe um comentário

error

Gostando da leitura? :) Compartilhe!